Resumo:
O presente trabalho visa apresentar aspectos histórico, socioculturais e contemporâneos acerca
das práticas educativas que envolvem a utilização de jogos e brincadeiras no âmbito escolar.
Através de pesquisa bibliográfica, traçamos uma rota teórica com base em estudos de base,
que relacionam elementos históricos, aos estudos empíricos, que contemplam os meios atuais
de se resgatar as atividades lúdicas nos processos de ensino e aprendizagem. Nos baseamos
nos estudos de Huzinga (2001), Benjamim (1984), Kishimoto (1995; 2015), Meira (2003),
Kramer (2007), entre outros. Concluímos que, mesmo em tempos em que a tecnologia tem
tomado espaço, o recurso pedagógico interventivo garantido pela utilização de atividades
lúdicas ainda é profícuo, sobretudo em ambientes de educação pública.
Descrição:
FERREIRA, Juliete da Silva. O resgate dos jogos-brinquedos e brincadeiras no âmbito escolar. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.