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O presente artigo se constituiu a partir de um relato de experiência cujo tema central
é o resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora. A
mesma foi desenvolvida a partir de uma vivência no estágio supervisionado,
realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraci Rodrigues de Farias
Melo, partindo do pressuposto que busca resgatar o uso dos jogos e brincadeiras
populares na aulas de Educação Física no ensino fundamental anos finais. Dentro
de uma perspectiva que busca modernizar esses jogos e brincadeiras populares, a
fim de resgatar valores, socializando com os alunos tornando-os mais solidário,
comunicativo e participativos.
O objetivo geral desse relato é apresentar as vivências obtidas ao longo do estágio
através das atividades desenvolvidas por meio dos jogos e brincadeiras populares
numa perspectiva inovadora. O referencial teórico centra-se em autores como Piaget
(1998), Bruner (2002), Vygotsky (1989), Aires (1971) que discorrem sobre a
importância que os jogos e brincadeiras desempenham na vida das crianças e
adolescentes, buscando desempenhar mecanismo para estimular e desenvolver a
memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para
melhor desenvolver a aprendizagem com base nas regras que são estipuladas no
ato do brincar. E assim, valorizar as habilidades dos alunos no reconhecimento e na
construção dessa perspectiva, no qual, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos
contribuem de forma significativa para o importante desenvolvimento das estruturas
psicológicas e cognitivas da criança. |
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