UEPB - Repositório Digital

O resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Fernanda Maria de Almeida
dc.date.accessioned 2022-02-15T13:01:10Z
dc.date.available 2022-02-15T13:01:10Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25794
dc.description SILVA, Fernanda Maria de Almeida. O resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo se constituiu a partir de um relato de experiência cujo tema central é o resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora. A mesma foi desenvolvida a partir de uma vivência no estágio supervisionado, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraci Rodrigues de Farias Melo, partindo do pressuposto que busca resgatar o uso dos jogos e brincadeiras populares na aulas de Educação Física no ensino fundamental anos finais. Dentro de uma perspectiva que busca modernizar esses jogos e brincadeiras populares, a fim de resgatar valores, socializando com os alunos tornando-os mais solidário, comunicativo e participativos. O objetivo geral desse relato é apresentar as vivências obtidas ao longo do estágio através das atividades desenvolvidas por meio dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora. O referencial teórico centra-se em autores como Piaget (1998), Bruner (2002), Vygotsky (1989), Aires (1971) que discorrem sobre a importância que os jogos e brincadeiras desempenham na vida das crianças e adolescentes, buscando desempenhar mecanismo para estimular e desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem com base nas regras que são estipuladas no ato do brincar. E assim, valorizar as habilidades dos alunos no reconhecimento e na construção dessa perspectiva, no qual, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos contribuem de forma significativa para o importante desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Regimenia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Brincadeiras educativas pt_BR
dc.subject Estruturas cognitivas pt_BR
dc.title O resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta