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Os jogos educacionais, desenvolvidos por meio de referenciais teóricos e metodológicos, são uma forma de unir o ensino com o entretenimento. Uma forma promissora de se planejar os processos de ensino e aprendizagem é a partir do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), que integra aspectos de três grandes teorias: bases construtivistas, a tradição alemã de Bildung e Didaktik e a Design Research. O MRE contribui para a construção de intervenções educacionais (que podem ser jogos) a partir da identificação das aproximações e distanciamentos do conhecimento do público-alvo com o conhecimento científico. Estes dados permitem a inferência de dificuldades e ou necessidades de aprendizagem, organizadas em orientações educacionais e potencialidades pedagógicas. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal avaliar quali-quantitativamente a construção e o desenvolvimento de um livro-jogo de RPG de aventura sobre o tema “Ecologia e importância dos répteis nos ecossistemas”, desenvolvido para pessoas a partir de 12 anos. O estudo expõe as diretrizes metodológicas utilizadas para construção do livro-jogo e a análise do potencial alcance dos objetivos de aprendizagem a partir da coleta de dados com um instrumento aplicado de forma remota para 85 pessoas, nos momentos pré e pós-jogo. O aparato utilizado continha 16 afirmações, onde o respondente indicava se concordava ou não concordava com as mesmas. Após a análise dos resultados, das afirmações elencadas, foi possível observar que 99,2% das afirmações apresentaram aumento de respostas adequadas no pós-jogo, sendo que 68,8% foi de até 10% de melhora em relação pré jogo, e 31,2% de melhora até 50%. Não conseguimos, contudo, um resultado satisfatório de ressignificação de mais de 50%, o que indica a necessidade de aprimoramento do livro-jogo. Entre as possibilidades de mudança identificadas estão: adequação da linguagem; tamanho do texto nos passos; melhora da narrativa fictícia para incrementar a ludicidade; diminuição do tempo mínimo de jogo, possibilitando caminhos para o final com menos passos a serem seguidos. |
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