Resumo:
O objetivo de nossa pesquisa é analisar o trabalho docente de um professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental remoto, de uma escola municipal da cidade de MonteiroPB, em relação ao trabalho que desenvolve com alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na pandemia. A pesquisa configura-se como sendo de cunho qualitativo-interpretativista, a geração de dados ocorreu utilizando a entrevista não diretiva, a qual se realizou por meio da plataforma on-line Whatsapp, a professora entrevistada respondeu aos questionamentos por vídeo, áudio e por mensagens de texto. Como respaldo teórico, utilizamos os documentos oficiais que versam sobre os direitos dos alunos com TEA e autores como Sampaio e Oliveira
(2017) e Cunha (2015) que nos ajudam a compreender a temática e sua relação com a educação. Em relação aos colaboradores da pesquisa, destaco a professora entrevistada, pois através de sua fala conseguimos notar, especialmente, três aspectos que se sobressaem em nossa pesquisa: a relevância da figura da cuidadora no aprendizado de alunos com TEA e, também, no apoio a professora que dá aulas a esses alunos e a falta de investimento em formações de professores que reflitam em suas práticas em sala de aula, principalmente no que se refere aos alunos com deficiência.
Descrição:
SILVA, A. P. O Ensino de língua portuguesa na pandemia do covid-19 aos alunos com transtorno do espectro autista. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo]