Resumo:
Este trabalho intitulado Educação Étnico Racial na Escola Municipal Educador Paulo Freire - Dona Inês/PB aborda as ações da referida escola com relação as práticas de inserção da história e cultura afro-brasileira e africana, que são obrigatoriedades da Lei Nº 10.639/03. Para tanto utilizamos trabalhos que abordam temas da própria comunidade, como a questão da luta pelo reconhecimento Marques (2017), e pela demarcação Felipe Filha, Marques (2018), visto que é necessário sabermos e mostrarmos as lutas e conquistas da Comunidade Quilombola Cruz da Menina. Assim, discutimos alguns pontos no que diz respeito a questões relacionadas a comunidade, como o reconhecimento da mesma como remanescente de quilombo e também a construção da escola. Foram feitas entrevistas e aplicado um questionário, nos quais conseguimos extrair informações para a construção do trabalho. Porém, vale destacar, que o trabalho de campo ficou limitado visto a Pandemia da COVID. Nesta construção, além das referências já salientadas e da pesquisa de campo, analisamos também o Projeto Político Pedagógico da Escola com o intuito de identificar práticas e trabalhos com relação a história e cultura afro-brasileira e africana. Com isso, podemos destacar, que existe um fazer que é alinhado aos objetivos da Lei Nº 10.639/03.
Descrição:
SILVA, L. C. O. Educação étnico racial na Escola Municipal Educador Paulo Freire - Dona Inês/PB. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.