dc.contributor.author |
Brito, Laís Maria da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-19T18:28:56Z |
|
dc.date.available |
2022-02-19T18:28:56Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25860 |
|
dc.description |
BRITO, L. M. S. A sala de aula e as relações étnico-raciais: o cinema
enquanto ferramenta para uma educação antirracista. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).-. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como proposta fazer uma análise acerca do ensino para as relações étnico-raciais no Brasil e o uso de narrativas audiovisuais enquanto ferramenta pedagógica para a prática de uma educação antirracista em sala de aula. Para isso, fazemos uso do filme: Que horas ela volta? (2015) da diretora Anna Muylaert que traz como personagem principal Val, uma empregada doméstica nordestina interpretada pela atriz Regina Casé. No desenrolar da trama, o filme aborda questões relacionadasàs relações de trabalho no Brasil além de outros temas de extrema importância para compreensão das relações raciais no país. Assim, utilizamos esta obra para analisar o que Sueli Carneiro (2020) denomina de “O legado da escravidão na democracia brasileira” e refletir sobre como o cumprimento da Lei 10.639/03 e de tantas outras políticas afirmativas são fundamentais para o combate ao racismo estrutural, a subalternidade do povo negro e para o fomento da elaboração de uma consciência negra no Brasil. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Talita Rosa Mística Soares de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.title |
A sala de aula e as relações étnico-raciais: o cinema enquanto ferramenta para uma educação antirracista |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |