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Esse trabalho tem como objetivo identificar os motivos pelos quais a família mantém a ausência na participação da vida escolar do estudante em uma escola na cidade de Areia, analisando como a instituição primária família pode ajudar na formação do indivíduo conjunto com a escola e percebendo como se dá a interação da família no interior da escola através dos relacionamentos dentro da mesma. Para o embasamento teórico, foram utilizados Bourdieu (2010), que discute a desigualdade social no ambiente escolar, e Freire (1970), que discorre sobre o afeto como uma forma de diálogo e entre outros. No âmbito metodológico, esta pesquisa se trata de um estudo participante, no qual foi utilizada a metodologia qualitativa por meio da etnografia, que se preocupa com a compreensão, além de realizar entrevistas através de formulários on-line com estudantes da Escola Carlota Barreira, no município de Areia, na Paraíba. A partir das entrevistas, compreendemos alguns dos motivos que levam os pais a se distanciarem da escola, tendo em vista que a participação dos pais na escola, em hipótese, é vista apenas quando estes são chamados, uma vez que pensam que o Ensino Médio dispensa a sua participação devido aos estudantes possuírem certa maturidade. Entende-se, dessa forma, que a falta de interesse é decisiva no processo da presença dos pais. Ao observar a relação família-escola, pudemos compreender culturalmente o fato de os alunos/as buscarem seu lugar social independente da educação familiar recebida. Também se pôde refletir categoricamente os motivos do não comparecimento dos pais que residem na zona rural na interação com a escola. |
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