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O jogo digital ”MEU VIVO MUSEU” criado pelo Ateliê de Computação e Cultura (COMPCULT), foi o objeto de estudo nesta pesquisa, sendo lançado por ocasião da mostra pedagógica do PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande), que acontece no museu vivo da ciência Lynaldo Cavalcante. Programa que tem por meta contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das escolas municipais de Ensino Fundamental, oferecendo aulas diferenciadas com a utilização de recursos didáticos e aulas laboratoriais, e conta com a parceria dos monitores dos cursos de biologia, química, física e matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Este trabalho analisou, através de questionário estruturado (pré e pós-teste), a eficácia do aplicativo utilizado antes e depois das atividades relacionadas ao ensino das ciências naturais e conclui que sua contribuição foi significativa, aumentando o entusiasmo dos aprendentes para ler, estudar, escrever e interagir com os conteúdos trabalhados e missões propostas. A pesquisa constatou que o aplicativo foi capaz de tornar as tarefas propostas atrativas e dinâmicas, conseguindo cativar os estudantes e os estimulando a buscar o conhecimento espontaneamente e de modo prazeroso. |
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