Resumo:
O presente trabalho é um recorte de uma Pesquisa de Iniciação Científica realizada com
estudantes universitários da área de saúde. Trata-se de um estudo sobre Qualidade de vida e
saúde de estudantes do quinto e sexto semestres dos cursos de Educação Física, Farmácia e
Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, e de como a rotina da vida acadêmica pode
influenciar na percepção de bem-estar e saúde destes estudantes .Para tanto, o aporte teórico
para a pesquisa se ancora na Psicologia Escolar/Educacional (MOURA & FACCI,
2016; BARBOSA & SOUZA, 2012; ANDRADA, 2005); e em estudos sobre Saúde e
Qualidade de Vida.(LEAL & MEDEIROS, 2019; ANDRADE et al, 2016; GONÇALVES &
NETO, 2013; PARO & BITTENCOURT, 2013; BACHA et al, 2012). É, portanto, um
estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa-qualitativa. Os
instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e
fechadas e o. Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20): criado pela Organização Mundial de
Saúde e validado no Brasil por Gonçalves, Stein, Kapczinski, (2008). Os dados qualitativos
foram analisados a partir da técnica da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), e para os
dados quantitativos utilizamos o software SPSS. Como resultados inferiu-se que o perfil dos
participantes, revela em sua maioria um quadro preocupante quanto ao sofrimento psíquico
relacionado com as demandas de cada curso, houve prevalência de queixas a cerca da
sobrecarga de atividades (55%). Por outro lado, há uma dinâmica que difere de curso para
curso quando se trata de primeira escolha profissional. Quanto a busca de serviços
especializados em psicologia, poucos procuram, excetuando os próprios estudantes de
psicologia. A categoria sofrimento psíquico revelou que dificuldades de concentração, baixa
motivação e influências econômicas (4%) afetam o cotidiano acadêmico. Com relação a
sintomas que indicam a presença de TMM, estudantes dos três cursos afirmaram sentir
fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, dores musculares e outros. A presença
destes sintomas em jovens estudantes universitários requer uma investigação mais
aprofundada do assunto, a fim de se desenvolver ferramentas eficientes no tratamento e
prevenção de problemas do universo acadêmico.
Descrição:
SILVA, A. F. da. Qualidade de vida e saúde de estudantes de uma universidade pública. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.