Resumo:
O presente artigo traz uma reflexão a respeito do mal do abuso sexual infantil contra crianças e adolescentes, apontando que deve existir uma política de intervenção para o melhor conhecimento do caso. Foi considerada também a definição e diferenciação entre o abusador sexual e o pedófilo, de acordo com estudiosos da área, tendo em vista que o abuso sexual infantil vem contemplando as capas de jornais ordinariamente. Nesse sentido, é importante o conhecimento teórico para se seguir os rastros desse abusador, que em muitos casos estão próximos das vítimas. Embora exista a nossa constituição que nos assegura direitos e dignidade humana para as crianças e adolescentes e exista uma lei especial nominada de Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, os casos continuam crescendo e sendo negligenciados. No presente estudo, através dos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, foi feito um percurso que contemplasse a Psicologia Jurídica e a Psicologia Investigativa. Então, sendo promovida uma pesquisa bibliográfica e documental, a fim de conferir dados. Também foi explorado sobre a avaliação do trauma nestas crianças, onde foi apresentada uma demanda para a Psicologia, isso porque, embora os danos fisíco-psíquicos sejam irreparáveis, compete a Psicologia diminuir esse sofrimento, coordenando o trabalho com este fenômeno. De outro lado apresentou-se os resultados e as discussões. É inegável quea psicologia é uma ciência que tem os parâmetros fundamentais de acolhimento a estas crianças, muitas das vezes indefesas, vitimadas por este abuso. Nesta seara, foram utilizados livros, sites, artigos e reportagem que ofereceram suporte para a melhor compreensão do estudo. Verificou-se que a partir dos dados alarmantes, necessita-se urgentemente de uma política de intervenção e prevenção e que a psicologia jurídica-investigativa deve ser uma aliada nesse processo do abuso sexual infantil contra crianças e adolescentes.
Descrição:
LIRA, E. S. de. Abuso sexual infantil contra crianças e adolescentes. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.