UEPB - Repositório Digital

O estágio em ensino de Ciências Biológicas IV e sua importância na formação docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Agra, Cleuton Felipe Gonçalves Dias
dc.date.accessioned 2022-02-24T13:01:19Z
dc.date.available 2022-02-24T13:01:19Z
dc.date.issued 2020-02-17
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25916
dc.description AGRA, C. F. G. D. O estágio em ensino de Ciências Biológicas IV e sua importância na formação docente. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado é importante na formação docente, pois através dele é possível pôr em prática tudo o que foi aprendido ao longo da graduação. No estágio, o futuro docente perceberá os acertos, os erros da prática e o que deve melhorar. Também, poderá ver que a realidade fora da universidade é bem diferente da que é vivenciada dentro do ambiente escolar, pois na escola existem alunos diferentes e que pensam de maneiras distintas. No presente trabalho, foi descrito um relato vivencial do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, ocorrido no periodo de Março a Junho de 2019, no semestre 2019.1, na Escola Cidadã Integral Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande, estado da Paraíba. O estágio supervisionado foi realizado em cumprimento as leis, as diretrizes e ao regimento da Universidade Estadual da Paraíba, para obter o grau de licenciado em Ciências Biológicas. O estágio foi ministrado sob a supervisão da docente do quadro efetivo da instituição, professora Cibelle Flávia Farias Neves em parceria com as professoras da escola concedente, Maria Celina S. Maracajá e Anny Railda Ângelo Alventino. Com isso, é fundamental que os estagiários estejam sempre preparados para enfrentar a contingências vividas nas escolas públicas, sendo acompanhados por um professor orientador e pelo professor da unidade concedente em que será realizado o estágio, pois são pessoas que possuem mais experiência na docência, podendo auxiliar no planejamento das aulas e a orientar na correção de erros, guiando-os no processo de refletir profissionalmente. Por fim, foi possível intervir na realidade do colégio, auxiliando os alunos no aprendizado, como também, aprendendo com os mesmos, havendo uma reconstrução dos saberes do próprio professor em formação, e assim, ao término do estágio, foi perceptível a transformação do licenciando em um educador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Escola cidadã pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.title O estágio em ensino de Ciências Biológicas IV e sua importância na formação docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta