Resumo:
Ainda hoje observamos o problema de que docentes em formação estão mais preocupados em transmitir saberes do ensinar conteúdos e desenvolver competências. Assim, este estudo qualitativo, no formato de relato de experiência, pretende, a partir da minha vivência em uma disciplina fundamentada na obra de Philippe Perrenoud, descrever parte do meu percurso de construção de concepções e desenvolvimento competências didático pedagógicas. Várias atividades foram desenvolvidas durante a disciplina, concentrando-se em cinco competências fundamentais: 1) Relacionar teorias de ensino e aprendizagem com a prática docente; 2) Construir, refletir e sintetizar concepções acerca do que é ensinar e aprender; 3) Contextualizar; 4) Utilizar diferentes recursos e estratégias na sala de aula; e 5) Avaliar competências. Para cada competência foi proposta, ao menos, uma tarefa específica que fazia parte do percurso da simulação de um concurso para seleção de professores, que foi a tarefa de avaliação final, unificando todas as competências pretendidas, na qual, a partir de uma ficha de indicadores, foi possível perceber a construção das competências docentes.
Descrição:
OLIVEIRA, R. de S. Desenvolvimento de competências didático-pedagógicas na minha formação inicial de docente de Biologia. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.