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O ensino de Biologia promove a formação de estudantes capazes de compreender e aprofundar conceitos biológicos, fortalecendo o pensamento crítico relacionado às suas vivências individuais e coletivas ao explorar o conhecimento científico na construção da aprendizagem e da cidadania. Sabendo que o livro didático é um recurso valoroso para professores no apoio ao desempenho escolar e, para facilitar a relação entre ambas às partes, é necessário que esse recurso didático esteja atualizado, de acordo com as novas diretrizes para o Ensino Médio. Nesse sentido, por haver problemáticas relacionadas aos conteúdos da Botânica nos livros de Biologia do Ensino Médio, surgiu a ideia de realizar um trabalho com o objetivo de fundamentar os professores de Biologia na análise desses conteúdos. O presente trabalho foi desenvolvido a partir dos livros utilizados em 25 escolas públicas do município de Campina Grande-PB, indicados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Cada conteúdo foi analisado criticamente por obra e os resultados apresentados a partir de critérios previamente estabelecidos, sendo estes a adequação a série, clareza de conceitos, contextualização, recursos visuais, questões propostas e os conteúdos presentes. Fazer a seleção desses livros constitui uma tarefa de extrema importância para uma aprendizagem significativa. Os livros didáticos de Biologia adotados na rede estadual de Campina Grande apesar de todos os problemas, contradições e lacunas apontadas exibem, em sua maioria, condições de subsidiar o processo de ensino aprendizagem. No entanto, os livros III e IV, que foram as mais frequentes em 11 escolas não atenderam a todos os critérios de forma satisfatória. Dessa forma, nota-se que é recomendado que essa avaliação seja feita de forma mais criteriosa, e somente com a participação de todos os segmentos envolvidos será possível manter a continuidade deste processo. |
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