UEPB - Repositório Digital

O Instagram como ferramenta metodológica de educação nos cursos de Ciências Biológicas da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria Eduarda Martins
dc.date.accessioned 2022-03-02T12:44:55Z
dc.date.available 2022-03-02T12:44:55Z
dc.date.issued 2021-10-22
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25930
dc.description SANTOS, Maria Eduarda Martins. O Instagram como ferramenta metodológica de Educação nos Cursos de Ciências Biológicas da UEPB: Um recorte de anos pandêmicos. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nas últimas décadas, assistiu-se a grandes mudanças, como no âmbito socioeconômico e político, na cultura, ciência e tecnologia. Após o século XX, com a Educação não foi diferente, iniciou-se um processo de mudanças, apesar das mesmas não acompanharem o ritmo intenso em que estas aconteciam. De maneira repentina, mudanças no modelo educacional fizeram-se necessárias com a presença da pandemia do novo Coronavírus. Com as condições apresentadas de distanciamento social, professores tiveram de mudar seus métodos de ensino, adotando todos os meios virtuais possíveis, inclusive as redes sociais como a plataforma do Instagram. As redes sociais foram um dos alvos para os professores, pois constituem ambientes virtuais que permitem interação entre os usuários. Este estudo teve como objetivo traçar um diagnóstico das condições e resultados do uso do Instagram como ferramenta metodológica de auxílio ao ensino, observar a eficiência como ferramenta metodológica para os estudantes dos cursos de Biologia, do Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba, e em que contribui a inclusão da rede social na Educação contextualizada para os alunos. O presente trabalho é de natureza quali-quantitativa, a coleta de dados foi realizada a partir dos questionários submetidos pelo google forms, onde mais da metade do total dos discente do curso tiram experiências anteriores com a metodologia. Conclui-se que a metodologia é uma forma inclusiva e criativa, mas que também necessita de ajustes para uma melhor utilização por parte dos docentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Dilma Maria de Brito Melo Trovão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Novas Tecnologias na Educação pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.title O Instagram como ferramenta metodológica de educação nos cursos de Ciências Biológicas da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta