Resumo:
Os jogos educacionais se apresentam como uma ferramenta interessante para auxiliar no ensino de Ciências e Biologia. Pensando nisso, foi desenvolvido um jogo no estilo RPG de aventura (livro-jogo) com o intuito de promover a diminuição de preconceitos e falsas crenças acerca da classe Reptilia. Essas crenças e preconceitos provocam medo e ojeriza em muitas pessoas, podendo levar à matança indiscriminada de representantes desse grupo animal, provocando desequilíbrios ecológicos e diminuição de espécies de importância médica. O jogo tem como público-alvo pessoas a partir de 12 anos e foi produzido com base no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), aporte teórico-metodológico utilizado para o planejamento de intervenções educacionais. Após a confecção, o livro foi disponibilizado para a avaliação por pares, para avaliar sua qualidade e ajudar a responder a seguinte questão: “Quais as características que um jogo educacional complexo, no modelo de RPG de aventura, voltado para indivíduos a partir de 12 anos, precisa ter para ser eficaz na promoção da superação de preconceitos sobre a classe Reptilia através da reconstrução educacional?”. Após a análise das respostas e comparação com o aporte teórico e a literatura científica disponível, consideraram-se essenciais para a eficácia do livro-jogo as seguintes características: os personagens devem ser bem desenvolvidos; os conflitos do enredo devem ser bem explorados; a linguagem científica deve ser apresentada de forma simples e o conteúdo educacional deve estar relacionado ao enredo de modo fluido e natural.
Descrição:
VAZ, Thalyta Cristina Agostinho Gomes. Pesquisa de desenvolvimento de um RPG de aventura sobre répteis: uma análise por pares. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.