Resumo:
O presente trabalho busca ilustrar o perfil do logoeducador frente a uma dificuldade de aprendizagem, por meio do filme Como Estrelas na Terra (2007) que conta a história de Ishaan, menino de 9 anos que apresenta uma dificuldade nos estudos, não tendo um bom desempenho escolar dentro dos padrões exigidos no contexto educacional vivenciado, tendo em vista uma dificuldade de aprendizagem. Tendo como base a Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Émil Frankl, a qual compreende o ser humano a partir de uma visão tridimensional (dimensão biológica, dimensão psicológica e dimensão noética), utilizamos a personagem do professor Nikumbh para ilustrar o perfil de um logoeducador, visto que esse possui uma visão tridimensional de pessoa, busca educar para responsabilidade e aguçar a consciência, tais características foram encontradas nesse educador ao longo do filme. Foram analisadas 7 das 52 cenas do filme, nas quais encontramos características de um logoeducador por meio da postura e fala do mesmo. Nesse sentido, é perceptível o quanto um logoeducador se faz necessário no processo de ensino aprendizagem, visto que o filme demonstra o quanto esse profissional com uma visão diferenciada, ou seja, uma compreensão ampla, educa para responsabilidade e para o aguçar da consciência, é fundamental no processo de ensino aprendizagem.
Descrição:
SILVA, Thaylâne Creusa Rogerio. Entre o fracasso e a vontade de sentido: o logoeducador frente a uma dificuldade de aprendizagem no filme como estrelas na terra. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logoterapia e Saúde da Família) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.