UEPB - Repositório Digital

Integralizando a oralidade, a leitura e a escrita na contação de histórias em uma turma do 2° ano do ensino fundamental - anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Torres, Lucineide Pereira
dc.date.accessioned 2022-03-16T14:37:48Z
dc.date.available 2022-03-16T14:37:48Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26002
dc.description TORRES, Lucineide Pereira. Integralizando a oralidade, a leitura e a escrita na contação de histórias em uma turma do 2° ano do ensino fundamental - anos iniciais. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Na busca por integralizar a oralidade, a leitura e a escrita em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, diversas técnicas podem ser utilizadas. Dentre as mais comuns, se destaca a contação de histórias, que, embora utilizada em muitas escolas, acaba ganhando uma conotação de um passatempo. Este trabalho relata a experiência obtida no estágio supervisionado do curso de pedagogia em ensino fundamental, anos iniciais, com a contação de histórias em uma turma com alunos do 2º ano da rede municipal pública de ensino na cidade de Campina Grande (PB). Para realização do Projeto de Contação de História as atividades foram divididas em temas e momentos, sendo um momento por dia, referente às ações planejadas no projeto, totalizando cinco momentos de contação de histórias. Buscou-se abordar aspectos distintos do cotidiano em sala de aula, envolvendo não apenas a disciplina de língua portuguesa, mas também matemática, história e ciências. Os resultados demonstraram um grande e crescente interesse dos alunos por momentos assim, no qual, os mesmos se identificavam com as histórias contadas, fazendo interrelações com experiências próprias. Com isso, foi possível incentivar a leitura e a escrita, além de promover o desenvolvimento da oralidade nos momentos de trocas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.title Integralizando a oralidade, a leitura e a escrita na contação de histórias em uma turma do 2° ano do ensino fundamental - anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta