Resumo:
Na busca por integralizar a oralidade, a leitura e a escrita em alunos das séries
iniciais do ensino fundamental, diversas técnicas podem ser utilizadas. Dentre as
mais comuns, se destaca a contação de histórias, que, embora utilizada em muitas
escolas, acaba ganhando uma conotação de um passatempo. Este trabalho relata a
experiência obtida no estágio supervisionado do curso de pedagogia em ensino
fundamental, anos iniciais, com a contação de histórias em uma turma com alunos
do 2º ano da rede municipal pública de ensino na cidade de Campina Grande (PB).
Para realização do Projeto de Contação de História as atividades foram divididas em
temas e momentos, sendo um momento por dia, referente às ações planejadas no
projeto, totalizando cinco momentos de contação de histórias. Buscou-se abordar
aspectos distintos do cotidiano em sala de aula, envolvendo não apenas a disciplina
de língua portuguesa, mas também matemática, história e ciências. Os resultados
demonstraram um grande e crescente interesse dos alunos por momentos assim, no
qual, os mesmos se identificavam com as histórias contadas, fazendo interrelações
com experiências próprias. Com isso, foi possível incentivar a leitura e a escrita,
além de promover o desenvolvimento da oralidade nos momentos de trocas.
Descrição:
TORRES, Lucineide Pereira. Integralizando a oralidade, a leitura e a escrita na contação de histórias em uma turma do 2° ano do ensino fundamental - anos iniciais. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.