Resumo:
O presente estudo discute os contos de fada como ferramenta para a aprendizagem de leitura e
escrita nas primeiras séries do ensino fundamental. A ideia de discutir o assunto ocorreu durante a
realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo localizada
no bairro do Pedregal, na cidade de Campina Grande – PB quando percebemos as dificuldades de
aprendizagem de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental enquanto desenvolviam a
proposta de nosso trabalho. Dessa forma o presente relatório discute a temática com bases em
teóricos tais como Koch, Elias (2012), Marchesi (2006), Colello (2017), Gadotti (2013), Sousa
(2011), Tayassu (2011) entre outros. A discussão também foi embasada em documentos oficiais tais
como: Parâmetros Curriculares Nacionais de língua Portuguesa e as Diretrizes Curriculares
Nacionais da Educação Básica. Analisando as dificuldades dos alunos do ponto de vista das teorias
sobre a contribuição dos contos de fada para a aprendizagem dos alunos, entendemos que esta
ferramenta pode sim trazer contribuições significativas, visto que além de se ensinar e aprender de
forma lúdica, os contos pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas em
nível oral e escrito que são fundamentais na fase de alfabetização e letramento.
Descrição:
MOURA, Jussara da Cunha Silva. Os contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.