UEPB - Repositório Digital

Os contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Jussara da Cunha Silva
dc.date.accessioned 2022-03-16T14:37:59Z
dc.date.available 2022-03-16T14:37:59Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26003
dc.description MOURA, Jussara da Cunha Silva. Os contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Licenciatura em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo discute os contos de fada como ferramenta para a aprendizagem de leitura e escrita nas primeiras séries do ensino fundamental. A ideia de discutir o assunto ocorreu durante a realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo localizada no bairro do Pedregal, na cidade de Campina Grande – PB quando percebemos as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental enquanto desenvolviam a proposta de nosso trabalho. Dessa forma o presente relatório discute a temática com bases em teóricos tais como Koch, Elias (2012), Marchesi (2006), Colello (2017), Gadotti (2013), Sousa (2011), Tayassu (2011) entre outros. A discussão também foi embasada em documentos oficiais tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais de língua Portuguesa e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Analisando as dificuldades dos alunos do ponto de vista das teorias sobre a contribuição dos contos de fada para a aprendizagem dos alunos, entendemos que esta ferramenta pode sim trazer contribuições significativas, visto que além de se ensinar e aprender de forma lúdica, os contos pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas em nível oral e escrito que são fundamentais na fase de alfabetização e letramento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Adriana Valéria Arruda Guimarães pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Contos de fada pt_BR
dc.title Os contos de fada como ferramenta de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta