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O principal objetivo do presente trabalho é discutir acerca da importância do brincar
no desenvolvimento da criança que frequenta a Educação Infantil, destacando
contribuições da Educação Física Escolar neste nível da educação. Trata-se de um
estudo de caráter qualitativo, do tipo pesquisa ação, que envolveu crianças de 03 anos
de idade, que frequentavam a creche, em uma instituição pública localizada na cidade
de Dona Inês. O corpus investigativo foi constituído a partir da nossa própria
experiência docente, na condição de aluna estagiária do Curso de Licenciatura em
Educação Física, através de um projeto didático, caracterizado por uma metodologia
lúdica, que buscou o respeito aos limites biológicos das crianças envolvidas, bem
como a exploração de espaços e brinquedos disponíveis. Os dados evidenciam,
dentre outros, que no espaço institucional da creche, é possível a exploração de
diversas brincadeiras e brinquedos, que favorece o desenvolvimento motor da criança,
permitindo-lhe o exercício do seu direito às atividades lúdicas, na interação com outras
crianças e com professoras. Concluímos que a Educação Física pode contribuir de
sobremaneira para o desenvolvimento de atividades lúdicas, especificamente
atividades motoras. Na Educação Infantil a criança brinca, aprende, e se desenvolve
integralmente. |
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