Resumo:
Este trabalho se trata de um relato de experiência baseado no estágio
supervisionado II, com campo de atuação na Escola Municipal Corina de Azevedo
Barbosa no município de Ingá/PB, o relato de experiência mostra de forma
argumentativa e descritiva as experiências vividas no campo de estágio, nele foi
trabalhado a dança como forma de expressão corporal nas aulas de Educação
Física. A turma da Educação de Jovens e Adultos foi escolhida por representar entre
tudo um desafio para já que não estão acostumadas com aulas diferenciadas dentro
do currículo escolar. O nosso objetivo geral é mostrar as experiências desenvolvidas
com os alunos no Estagio Supervisionado II, através da dança tornando as aulas
mais atrativas, pois sabemos que os alunos da EJA tem o maior índice de evasão
nas escolas públicas do município, esses são fatores que muitas das vezes
dificultam a aplicação de determinados métodos. Como metodologia usamos as
aulas práticas e teóricas como instrumentos de uma educação física mais dinâmica
e participativa ajudando na qualidade de vida e aprendizagem. Buscou-se abordar
temas do conhecimento de todos o que facilitou durante o estágio. Nas aulas
teóricas contamos com a experiência dos alunos para desenvolver o conhecimento
sobre a música e a dança. Nas práticas utilizamos musicas do cotidiano dos
mesmos para que a partir de suas experiências pudessem realizar um bom trabalho.
O estágio supervisionado serviu como base para que possamos num futuro próximo
sermos um educador que interaja com o aprendente ajudando na sua socialização e
aprendizagem de forma divertida.
Descrição:
SILVA, Elidiane dos Santos. A vivencia da dança nas turmas de educação de jovens e adultos - EJA. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.