Resumo:
Objetivo: mostrar os efeitos do alongamento nas aulas de educação física no
desenvolvimento da flexibilidade dos alunos. Metodologia: Trata-se de um estudo
descritivo com abordagem exploratória, realizado na base de dados LILACS
(literatura latino-americana e do caribe em ciências sociais e da saúde) e o SCIELO
(Scientific Eletronic Library Online), utilizando os seguintes descritores:
Alongamento, Flexibilidade e Educação Física. A seleção foi realizada a partir de
uma leitura criteriosa dos artigos, publicados entre os anos de 2009 a 2019, em um
total de 4 artigos analisados. Resultados e discussão: Os estudos utilizados na
discussão do tema apontaram que o alongamento mostrou diferenças positivas na
flexibilidades dos alunos, como também demonstrou que a flexibilidade está
diretamente ligada aos hábitos diários. Considerações Finais: Percebe-se que o
alongamento como prática rotineira nas aulas de educação física, tem se mostrado
eficaz no desenvolvimento da flexibilidade dos alunos
Descrição:
Teófilo, Roberta de Fátima Lima.Efeitos dos alongamentos nas aulas de educação física no desenvolvimento da flexibilidade dos alunos. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.