dc.description.abstract |
Quando se trata a disciplina de Educação Física, logo se remete a prática de exercícios físicos
ou esportivos, mas poucas vezes, há a relação de atividades que auxiliam no
desenvolvimento cognitivo dos alunos. Por isso, esse trabalho, cujo caráter de Relato de
Experiência, vem apresentar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado I, em que
se utilizou de jogos lúdicos, para observar, se as atividades, teóricas e práticas, trabalhadas
em sala de aula, também estimulavam o desenvolvimento cognitivo. Dessa maneira, a partir
de uma pesquisa básica, de aspecto descritivo, feito numa abordagem crítica superadora,
com procedimento bibliográfico e experimental, na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Poeta Ronaldo Cunha Lima - Cacimba de Dentro/PB, resultou num trabalho
de suma importância para o professor de Educação Física, em que verificou-se, entre outros,
que o estágio favoreceu a flexibilidade docente diante de obstáculos que surgiram enquanto
estagiava, que possibilitou a conclusão de que o trabalho com os jogos lúdicos favorece sim,
o desenvolvimento cognitivo, na relação social, na cooperação e interação dos alunos.
Assim, recomenda-se com isso, um planejamento pedagógico mais lúdico, melhor planejado
e principalmente, envolvendo a interdisciplinaridade, para que o alunado sempre seja o mais
beneficiado. |
pt_BR |