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Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio
supervisionado III, com o campo de atuação na Escola Estadual Frei Alberto,
localizado na cidade de Fagundes-PB, onde foi realizado o papel do estagiário
durante o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos,
aproximando e favorecendo a interação estágio/ aluno. Tendo como público
alvo os alunos do 5°ano no decorrer dos estágios nos deparamos com algumas
dificuldades como a falta de materiais, fatores estes que muitas vezes tivemos
que fazer algumas adaptações no intuito fazer com que todos os alunos
interagissem com as atividades realizadas. Entretanto este trabalho de
conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de educação física em
aulas práticas e atraentes utilizando a capoeira como ferramenta de inclusão,
estimulando a participação dos mesmos, através de vivência e experiência
adquirida durante a realização do estágio. A metodologia aplicada baseou-se
em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal: capoeira como
atividade inclusiva. Nas aulas teóricas os alunos conheceram a origem da
capoeira. Nas aulas práticas, o método utilizado incentivou a afetividade e a
interação dos alunos entre si. Logo foi possível observar que a função do
estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove
uma importante troca de experiência. Na relação Educação Física com o uso
da capoeira, observou-se nos alunos maior motivação e se mostraram mais
receptivos à aprendizagem. Por fim, pode-se concluir que a oportunidade
desse estágio foi de grande importância para o meu processo de formação,
impelindo o incentivo à docência. |
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