UEPB - Repositório Digital

Capoeira na escola como um processo de inclusão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Antônio Silva
dc.date.accessioned 2022-03-16T15:09:17Z
dc.date.available 2022-03-16T15:09:17Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26025
dc.description ROCHA, Antônio Silva. Capoeira na escola como um processo de inclusão. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com o campo de atuação na Escola Estadual Frei Alberto, localizado na cidade de Fagundes-PB, onde foi realizado o papel do estagiário durante o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos, aproximando e favorecendo a interação estágio/ aluno. Tendo como público alvo os alunos do 5°ano no decorrer dos estágios nos deparamos com algumas dificuldades como a falta de materiais, fatores estes que muitas vezes tivemos que fazer algumas adaptações no intuito fazer com que todos os alunos interagissem com as atividades realizadas. Entretanto este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de educação física em aulas práticas e atraentes utilizando a capoeira como ferramenta de inclusão, estimulando a participação dos mesmos, através de vivência e experiência adquirida durante a realização do estágio. A metodologia aplicada baseou-se em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal: capoeira como atividade inclusiva. Nas aulas teóricas os alunos conheceram a origem da capoeira. Nas aulas práticas, o método utilizado incentivou a afetividade e a interação dos alunos entre si. Logo foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiência. Na relação Educação Física com o uso da capoeira, observou-se nos alunos maior motivação e se mostraram mais receptivos à aprendizagem. Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o meu processo de formação, impelindo o incentivo à docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Capoeira pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.title Capoeira na escola como um processo de inclusão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta