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O lúdico como facilitador do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física

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dc.contributor.author Silva, Eliel Pereira da
dc.date.accessioned 2022-03-16T15:09:39Z
dc.date.available 2022-03-16T15:09:39Z
dc.date.issued 2019-11-09
dc.identifier.other CDD 796
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26028
dc.description SILVA, Eliel Pereira da. O lúdico como facilitador do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Há muitos anos, os jogos e brincadeiras têm sido utilizados com fins educacionais. Em razão disso, é possível perceber inúmeros brinquedos e brincadeiras desenvolvidas com a finalidade educativa, intentando ensinar saberes como cores, números, alfabeto, formas geométricas, sistema de horas e minutos, entre outros, além de desenvolver habilidades motoras, emocionais, psíquicas, morais e de socialização em crianças e adolescentes. Ao longo dos anos, a utilidades desses jogos e brincadeiras também foi levada para o ambiente escolar, para dentro das salas de aula, dotando-os de uma intencionalidade formal de educação como agentes facilitadores do processo ensino-aprendizagem. De forma mais comum, é possível observar o uso do lúdico na Educação Infantil, constituindo também uma forma de auxiliar na transição da criança do lar para a escola sem destoar de sua realidade e dia-a-dia. Por outro lado, sua utilidade também tem sido explorada em outros níveis de ensino, bem como nas mais variadas disciplinas, como é o caso da Educação Física. Ante o exposto, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância desvendada pela literatura pertinente do uso de jogos e brincadeiras como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física. Para cumprir com esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e exploratória, tendo como objetivo uma revisão de literatura. Após a triagem realizada por meio de critérios de elegibilidade adotados, a amostra final foi composta de 3 (três) artigos oriundos da base SciELO e 7 (sete) artigos da base SIBi, totalizando dez artigos, cujas características foram devidamente analisadas. A partir dos estudos levantados, foi possível evidenciar uma gama de possibilidades de uso do lúdico relacionada com os conteúdos ministrados em Educação Física, promovendo, dentre seus efeitos positivos para o processo de ensino-aprendizagem, uma maior aproximação do aluno com o conteúdo, a possibilidade de produção ativa do conhecimento por parte dele, a memória, a percepção, a compreensão, a individualidade, a interação, a dinamicidade, o conhecimento sobre si e sobre a própria realidade, entre outros benefícios que auxiliam no desenvolvimento do aluno, rompem com barreiras limitativas de comunicação e expressão e o formam como cidadão autônomo e crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O lúdico como facilitador do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física pt_BR
dc.type Other pt_BR


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