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Este estudo consiste em um relato de experiência, que descreve as atividades realizadas na
disciplina de estagio supervisionado I da UEPB, sob supervisão de um professor e sob a
orientação da Professora Silvânia Lima, o transformamos no TCC (trabalho de conclusão de
curso). O estágio foi realizado na escola E.E.E.F. Frei Alberto no período de 21 de agosto de
2018 a 20 outubro 2018 no turno da manhã e contemplou as turmas do ensino fundamental I.
(1º, 2º, 4º e 5º anos). As aulas tiveram duração de 45 minutos em um total de duas aulas por
dia totalizando 6 aulas semanais. As atividades psicomotoras devem desenvolver o corpo
todo, as práticas psicomotoras podem desenvolver-se em contextos de ação diferenciados, em
função da origem, história e caracterização do sujeito, nas suas dificuldades e possibilidades.
Segundo Piaget (1936) criança pensa, aprende, cria e enfrenta problemas mediante a atividade
corporal. No processo de ensino e aprendizagem Vygotsky (1896-1934) construiu o conceito
de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se as potencialidades da criança que podem
ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. A zona do desenvolvimento proximal é a
distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução
independente de problemas pela criança, o nível de desenvolvimento potencial determinados
pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com
companheiros. O objetivo das aulas ministradas é instrumentalizar o aluno com os
conhecimentos da cultura corporal de movimento buscando criar um cidadão critico,
participativo e autônomo. Vivenciamos o resgate de jogos e brincadeiras que serão descritos
baseados na teoria construtivista de Piaget, a exemplo do “jogo da velha humano”, no qual foi
considerado o trabalho em equipe, o raciocínio logico, a atenção, concentração, cognição,
onde cada equipe escolhe um líder, e esse líder escolherá o local que vai colocar o colega , a
equipe que ocupar os três lugares em sequência vencerá e caso as duas equipes empatem o
resultado do jogo. Com estudo conclui-se que trocas positivas numa via de mão dupla com a
troca de experiências propostas por Vygotsky o professor deixa de ser encarado como a única
fonte de saber na sala de aula. Mas nem por isso tem seu papel diminuído. Ele continua sendo
um mediador decisivo por exemplo na hora de formar as equipes com alunos em diferentes
níveis de conhecimento para uma atividade em grupo a primeira vantagem de promover está
mescla na concepção Vygotskyniana é que todos saem ganhando, por um lado o aluno menos
experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e com a sua assistência, consegue realizar
tarefas que não conseguiria sozinho. Por outro o mais experiente ganha discernimento e
aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega. O Vygotsky afirma que o bom ensino é
aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja que se dirige as Funções psicológicas que
estão em vias de se completarem” (Rego,2001)isso significa dizer que na abordagem sócio
interacionista, a qualidade do projeto pedagógico está associada à: capacidade de promoção
de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir
a saber. A ideia é que a aprendizagem deve priorizar o que o aluno pode aprender a fazer
sozinho no futuro, com base no que pode fazer com a ajuda no presente. o conceito busca ir
além do que o aluno já sabe ou aprendeu. |
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