dc.description.abstract |
Este trabalho trata-se de um relato de experiência oportunizado pelo Estágio Supervisionado
III, com campo de atuação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da
Fonseca, localizada na cidade de Cuité - PB, onde foi analisado o papel do estagiário durante
o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos, aproximando e favorecendo
a interação estagiário/aluno. Por apresentarem maior faixa etária, o público alvo da
modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) denota um caráter diferenciado, fazendo
necessário que o educador utilize metodologias específicas e efetivas. Além disso, como na
maioria das escolas municipais, nos deparamos com algumas dificuldades, como por
exemplo, a falta de espaço amplo para aulas práticas, além da baixa assiduidade dos alunos.
Fatores estes que, muitas vezes, impossibilitam a aplicação de determinados métodos. Este
trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de Educação Física para
adultos mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação dos mesmos através da
vivência e experiência adquiridas durante a realização do estágio. A metodologia utilizada
baseou-se em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal a qualidade e o estilo
de vida. Para fundamentar nosso trabalho. Os temas abordados nas aulas teóricas induziram os
alunos à reflexão sobre a realidade do cotidiano em que viviam, possibilitando o
desenvolvimento do senso crítico para determinadas situações. Nas aulas práticas, o método
utilizado incentivou a socialização e interação dos alunos entre si. |
pt_BR |