Resumo:
Desde que se iniciou o isolamento de COVID-19 o ensino remoto passou a ser uma da única alternativa para o não interrompimento do processo de ensino-aprendizagem. Diante desse cenário, os professores tiveram que desenvolver-se rapidamente suas habilidades para mediar as aulas online. Sob tal conjuntura, objetivou-se analisar as competências docentes no processo do ensino superior durante o período da pandêmico. Para tanto, utilizou-se um questionário online (survey), estruturado e desenvolvido no Google Forms. Os resultados advindos do estudo foram apresentados com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS©) e examinados através de estatísticas descritivas. Ao analisar as competências docentes, considera-se que a avaliação foi positiva, sendo possível constatar o reconhecimento dos profissionais a respeito de algumas ações essenciais para a aprendizagem dos estudantes. Portanto, longe de encerrar a discussão sobre competências profissionais de docentes, acredita-se que esta pesquisa possa contribuir de forma significativa chamando atenção tanto das instituições quanto dos docentes sobre a importância das competências dos docentes para sustentar um ensino de qualidade. Palavras-chave: Competência, Docentes, Ensino Superior.
Descrição:
SANTOS, D. C. S. Competências docentes no processo do ensino superior durante o período de pandemia de COVID-19. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2021.