Resumo:
Tecnologia da informação (TI) pode ser definida como o conjunto de hardware e
software que executa as tarefas de processamento de informações. Tais tecnologias
vêm sido cada vez mais utilizadas no campo da saúde, reordenando os serviços e
aprimorando o processo de trabalho e a assistência aos pacientes. Mencionam-se
como exemplos desses avanços o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e o
Programa Telessaúde Brasil. Objetivo: Realizar revisão integrativa a respeito da
utilização das tecnologias de informação na gestão pública em saúde. Metodologia:
Trata-se de uma revisão integrativa, com busca na base de dados da Biblioteca Virtual
em Saúde (BVS). Utilizaram-se os descritores, em português, associados entre sipor
meio do operador booleano and: tecnologia da informação; gestão em saúde; saúde.
Critérios de inclusão: estudos publicados no período de 01/01/2017 a 15/10/2021;
artigos originais; artigos de revisão; ensaios teóricos; e artigos redigidos em língua
portuguesa. Critérios de exclusão: artigos publicados em sites de cunho não científico;
estudos publicados como livros, comentários, debates, editoriais, teses, dissertações
e trabalhos de anais de congressos; e artigos que não disponibilizam texto completo.
A busca inicial resultou em 6513 estudos. Destes, sete foram selecionados para análise
após aplicação dos critérios de elegibilidade. Resultados: Os artigos foram divididos
em duas categorias temáticas: implantação de tecnologias de informação na área da
saúde; e avaliação e percepção de tecnologias de informação no âmbito da saúde.
Conclusão: A TI apresenta papel indispensável na área da saúde, mas ainda existe
baixo grau de implementação e muitas dificuldades para seu emprego adequado.
Descrição:
BALBINO, M. R. N. Tecnologia da Informação na Gestão Pública em Saúde: uma revisão integrativa. 2021. 27 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022.