Resumo:
Dadas todas as dificuldades causadas pela pandemia Covid-19 às inúmeras instituições e setores sociais, o presente trabalho se insere nas discussões do setor educacional, especificamente no ensino da matemática. Assim, indagamos como estavam acontecendo as aulas de matemática do Ensino Fundamental através do ensino remoto? Existiu algum planejamento pedagógico apropriado para dar prosseguimento às aulas por meio do ensino não presencial? Como lecionar Radiciação e Potenciação remotamente? Com base nessas perguntas, realizamos uma pesquisa cujo objetivo geral foi analisar a realidade do ensino em relação aos conteúdos de radiciação e potenciação em tempos de pandemia em aulas remotas. Para isto, fizemos a coleta dos dados através das observações de aulas em turmas de 7° ano de uma escola da rede de ensino privada do município de Patos no estado da Paraíba. Desta forma, no processo investigativo, buscamos: 1) Identificar as principais dificuldades dos alunos no conteúdo de potenciação e radiciação através da interação deles com as atividades aplicadas do professor; 2) Entender o processo de ensino do professor de matemática investigado durante o período remoto; 3) Analisar o desempenho dos alunos perante as atividades envolvendo potenciação e radiciação, com base na metodologia do professor. Para tanto, nossa pesquisa consiste em um estudo apoiado na abordagem de caráter exploratório e pesquisa de campo, que utiliza o método de observação direta como procedimento investigativo, aplicado com uma perspectiva de caráter qualitativo, cujo mecanismo de coleta de dados foi o questionário destinado a trinta e dois discentes e ao docente do 7º ano da escola onde a investigação foi realizada. Após a análise dos dados, demonstrou-se que os discentes não assimilaram bem os conceitos dos conteúdos abordados neste trabalho e suas aplicabilidades a outros conteúdos matemáticos, também pudemos identificar elementos importantes no cotidiano do professor, que enfrenta o desafio de dar continuidade ao processo de ensino não presencial. Inferimos ainda que, estritamente falando do ensino de Radiciação e Potenciação de modo remoto para os discentes destas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, não se caracterizou como opção suficiente e que existem componentes os quais podem ser melhorados caso a pandemia Covid-19 persista.
Descrição:
MORAIS, I. S. Ensino de radiciação e potenciação: um olhar sobre processos didáticos em período de ensino remoto. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2021.