Resumo:
A escola para cumprir sua função social necessita possibilitar ao educando uma visão de mundo pautada no respeito ao outro em todas as dimensões, fortalecendo assim o conceito de cidadania plena. O ensino de Geografia possibilita o educando o acesso a varias construções sociais e históricas, na perspectiva da Geografia Cultural o conhecimento da diversidade étnica presente na sociedade brasileira. As temáticas podem contribuir ou não de acordo com a metodologia e prática utilizada no âmbito da sala de aula na formação. A diversidade étnica indígena existente no Brasil esta distante de serem compreendidas no espaço escolar sendo um desafio construir a idéia das diferenças como algo que possa agregar no outras qualidades e direitos existentes nos documentos oficiais que regem a população brasileira, para que direitos não sejam negados no convívio social. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos da disciplina Geografia nas series finais do ensino fundamental em suas formulações sobre a construção do que vem a ser um indígena brasileiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, analisada pela teoria de Bardin (2009), em que os discursos foram categorizados (Índio e Natureza, Antropofagia, Vestimentas), com a finalidade de compreendermos a percepção desses educandos em relação às diferenças étnicas e aos direitos constitucionais relacionados às diferenças.
Descrição:
GUEDES, Maria Vilma Alves. O convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médio. 2011. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.