UEPB - Repositório Digital

O convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guedes, Maria Vilma Alves
dc.date.accessioned 2013-12-03T18:47:07Z
dc.date.available 2013-12-03T18:47:07Z
dc.date.issued 2013-12-03
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2606
dc.description GUEDES, Maria Vilma Alves. O convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médio. 2011. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A escola para cumprir sua função social necessita possibilitar ao educando uma visão de mundo pautada no respeito ao outro em todas as dimensões, fortalecendo assim o conceito de cidadania plena. O ensino de Geografia possibilita o educando o acesso a varias construções sociais e históricas, na perspectiva da Geografia Cultural o conhecimento da diversidade étnica presente na sociedade brasileira. As temáticas podem contribuir ou não de acordo com a metodologia e prática utilizada no âmbito da sala de aula na formação. A diversidade étnica indígena existente no Brasil esta distante de serem compreendidas no espaço escolar sendo um desafio construir a idéia das diferenças como algo que possa agregar no outras qualidades e direitos existentes nos documentos oficiais que regem a população brasileira, para que direitos não sejam negados no convívio social. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos da disciplina Geografia nas series finais do ensino fundamental em suas formulações sobre a construção do que vem a ser um indígena brasileiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, analisada pela teoria de Bardin (2009), em que os discursos foram categorizados (Índio e Natureza, Antropofagia, Vestimentas), com a finalidade de compreendermos a percepção desses educandos em relação às diferenças étnicas e aos direitos constitucionais relacionados às diferenças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Celênia de Souto Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Etnia pt_BR
dc.subject Índio pt_BR
dc.title O convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta