Resumo:
O argumento de usar a prática experimental como recurso pedagógico eficaz é unânime entre
a comunidade acadêmica. Vygostsky propõe que ―aprendizagem é uma experiência social, de
interação pela linguagem e pela ação‖. Papert defende Construcionismo, e propõe que ―o
aprendizado acontece quando uma pessoa constrói algo desejado‖. Assim em tempos de
revoluções tecnológicas em que a robótica aparece como ferramenta na indústria moderna,
sugere-se que deva ser usada como ferramenta pedagógica em sala de aula. Possibilitando
desenvolver habilidades e competências pretendidas pelo Ensino de Ciências e do Pensamento
Computacional, pois informações verificadas pelo exame PISA indicam que o Brasil está em
penúltimo lugar, comparado com todos outros países participantes da OCDE (Organisation
for EconomicCo-operationandDevelopment)). Assim foi planejado e desenvolvido um curso
usando a plataforma Arduíno e outros recursos para alunos do ensino médio. Foi
desenvolvido a temática da 4ª Revolução Industrial, e depois a montagem e programação de
dispositivos com placas eletrônicas Arduíno, planejados pelo professor mediador e propostos
para e pelos alunos. Esperava-se no final de curso, na culminância que alunos expusessem o
produto relacionando com alguma a temática de Ciências da Natureza e suas Tecnologias,
além de produzirem um vídeo com a execução do projeto. O método de pesquisa utilizado foi
o observacional, assistemático em que o observador era participante e o procedimento técnico
foi o estudo de caso. Foi observado no desenvolvimento do curso que os alunos
desempenharam suas tarefas com o êxito previsto com participação das aulas teóricas sobre as
revoluções industriais, bem como nas aulas práticas com experimentos pré-definidos baseado
em Arduíno, montando os circuitos, compilando os programas e efetivando processo de
controle do equipamento. Entretanto quando os alunos escolheram seus projetos para
desenvolvimento e as dificuldades surgiram devido à complexidade de montagem e
programação, sendo necessário maior atenção do professor mediador e prejudicando o
cumprimento prazos previstos. Em que processo documentação dos projetos através de
vídeos também foram prejudicados como também os estudos para relacionarem os objetos
projetados com os temas de Física e Ciências. Todavia as equipes conseguiram construir seus
projetos expor em um evento para a comunidade. Assim alguns objetivos foram alcançados
como a inserção da temática da 4ª Revolução Industrial; introdução de robótica, eletrônica e
programação de softwares; criação de objetos; Os objetivos não alcançados foram a não
documentação através de mídias de vídeo do processo de construção dos objetos pelos alunos;
a não relação dos objetos com os fenômenos da natureza na culminância; e a falta de interação
no grupo virtual WhatsApp. Assim sugere que no desenvolvimento de novos projetos de
tendência maker os alunos recebam cursos para desenvolver habilidades para planejamento e
execução projetos e que o processo metodológico seja sistemático para possam avaliar
individualmente os participantes da pesquisa.
Descrição:
SANTIAGO, Armando da Silva. Uso da plataforma Arduíno como recurso para o desenvolvimento de habilidades e competências de ensino de física e pensamento computacional. 2019. 108f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.