UEPB - Repositório Digital

Letramento digital, leitura e metodologia de pesquisa orientada na internet: uma compreensão da teoria na prática do discente de pedagogia/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guerra, Maria José
dc.date.accessioned 2022-03-22T13:16:02Z
dc.date.available 2022-03-22T13:16:02Z
dc.date.issued 2019-03-13
dc.identifier.other CDD 371.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26066
dc.description GUERRA, Maria José. Letramento digital, leitura e metodologia de pesquisa orientada na internet: uma compreensão da teoria na prática do discente de pedagogia/UEPB. 2019. 82f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Nesse estudo, objetivou-se analisar as práticas leitoras e as formas de ler e de serem leitores, interpretando-as em função dos ambientes da experiência e das suas vivências socioeducativas subjacentes ao letramento digital. O corpus foi coletado em sala de aula do componente curricular Ensino de Língua Portuguesa do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, nos turnos diurno e noturno do semestre letivo 2018.1. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e interpretativa, que se alinha aos estudos da interação discursiva de uso da linguagem. Para tal, aportou-se em Bentes e Leite (2010), Bakhtin (2003), Marcuschi (1999), Oliveira (2007), Orlandi (2000), Preti (2005), entre outros. Postulou-se a presença constitutiva de usos efetivos da linguagem falada que considera o texto como evento comunicativo, que convergem ações de natureza cognitiva e social, sobretudo aqueles relacionados ao campo da leitura, que podem oferecer ao uso, do que se faz ao se utilizar as TIC em meios de letramentos digitais a partir dos estudos de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Coscarelli (2016), Dodge (1995), Kleiman (2001, 2012), Magda Soares (2003), Monereo et al. (2016), Ribeiro (2018), Rodrigues-Junior et al. (2009), Rojo e Moura (2012), Soares (2003), Tfouni (2006), Xavier (2013), entre outros. Por fim, buscou-se compreender os caminhos da metodologia de pesquisa orientada na Internet e as valiosas contribuições da teoria do texto oral para a prática do discente, que tendem a incorporar a necessidade de uma pedagogia dos multiletramentos, os quais apontam para as exigências das novas formas de ler e de serem leitores experientes no mundo do letramento digital. Portanto, viu-se o quanto a formação do professor exige preparo para ensinar a leitura em relação às tecnologias da informação e da comunicação (TIC). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª Ms. Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.title Letramento digital, leitura e metodologia de pesquisa orientada na internet: uma compreensão da teoria na prática do discente de pedagogia/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta