Resumo:
Os avanços da tecnologia têm provocado impactos e ações transformadoras na sociedade em
seus comportamentos, formas de pensar, de agir e apontando para a necessidade de mudanças
na instituição escolar. A escola conta com uma geração de jovens conectados e que
conseguem com facilidade divulgar e acessar diferentes tipos informação. Como
consequência, os modelos de ensino nos quais o professor assume um papel centralizador do
conhecimento, já não mais condizem com a realidade dos alunos, sendo cada vez mais difícil
motivá-los a aprender de uma forma passiva. Por outro lado, nota-se que esses alunos, que
vivem emergidos nessa era tecnológica, costumam sempre demonstrar enorme interesse
quando se fala ou utiliza os games na prática educativa. A metodologia da Octalysis como
apoio para gamificação vem trazendo resultados satisfatórios para grandes empresas como
Microsoft e Nike e já vem sendo usada na motivação de alunos em sala de aula. No entanto,
há uma problemática comum presente na construção de estratégias gamificadas para
educação, que consiste na falta de uma metodologia clara para os professores que os norteie
de forma eficaz sobre como utilizar metodologias e recursos da era digital para motivar os
alunos. Tendo em vista a problemática e o notório interesse dos alunos por games, foi
desenvolvida esta pesquisa que tem por objetivo utilizar e analisar a metodologia da
Octalysis, no processo de ensino e aprendizagem Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa e caráter participativo, exploratório e descritivo, que teve como sujeitos vinte e
cinco alunos do sétimo ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola privada da
cidade de Esperança-PB. Como percurso metodológico realizou-se incialmente um estudo
bibliográfico sobre o tema em estudo, logo após, por meio de um questionário foi traçado o
perfil dos alunos presentes na sala de aula, que foi caracterizada como uma turma de
jogadores. Com isso, analisamos quais motivadores do Framework Octalysis se enquadrariam
melhor com o perfil da turma. Nas aulas utilizando desafios, desenvolvimento e conquista ou
imprevisibilidades, que são características da Octalysis, buscou-se aliar os momentos de
abordagem teórica e práticas da gamificação. Os resultados obtidos com as respostas dos
alunos e evolução das notas no final do bimestre, além das observações realizadas, revelaram
um maior engajamento dos alunos na realização das atividades e desafios, além da eficácia da
metodologia proposta.
Descrição:
SILVA, Edson Diego Nascimento da. A metodologia da Octalysis e a gamificação em sala de aula. 2019. 42f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.