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Regime pluvial e potencial de captação da água da chuva nas escolas públicas de Pedra Lavrada, PB

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dc.contributor.author Rodrigues, Emanuel Cordeiro
dc.date.accessioned 2022-03-22T20:15:36Z
dc.date.available 2022-03-22T20:15:36Z
dc.date.issued 2022-02-23
dc.identifier.other CDD 333.91
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26072
dc.description RODRIGUES, E. C. Regime pluvial e potencial de captação da água da chuva nas escolas públicas de Pedra Lavrada, PB. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract No Semiárido nordestino, o abastecimento de água é sempre um grande problema, recorrendose a abertura de poços tubulares, num subsolo cristalino, e na construção de açudes, sem priorizar a captação da água da chuva. Sem essa tecnologia e sem adutora de água, o programa governamental “Operação Carro-Pipa” vem suprindo, às vezes, de forma precária, a oferta de água potável nas pequenas cidades e na zona rural. Diante disto, procurou-se estabelecer as principais características do regime pluvial e estimar o potencial de captação da água da chuva (VPC), em três escolas públicas no município de Pedra Lavrada, PB, região geográfica Imediata de Cuité-Nova Floresta, sendo essas determinações os objetivos principais. O recorte amostral foi constituído por três escolas públicas de ensino fundamental e médio: Maria Elenita Vasconcelos Carvalho, na área urbana, Santa Ana de Albuquerque e Matilde de Melo Buriti, na zona rural do referido município. Os dados de chuva mensais foram cedidos pela SUDENE e pela AESA, referentes ao período: janeiro de 1961 a dezembro 2020 e analisados utilizando-se critérios da estatística climatológica, nos quais foram estabelecidos os regimes pluviais e os índices de secas meteorológica. As áreas de captação das escolas foram determinadas medindo-se os comprimentos e larguras das superfícies de captação. Estabelecidos os regimes anuais de chuvas foram estimados os volumes potenciais de captação (VPC), adotando-se cinco cenários: o ano mais seco, o mais chuvoso e aos níveis de 25, 50 e 75% de probabilidade. As percepções dos alunos e gestores das escolas foram avaliadas com perguntas relacionadas ao referido tema, aplicando-se questionários semiestruturados formatados pelo Google forms. Os principais resultados indicaram que o regime de distribuição de chuva é irregular, assimétrico, a estação chuvosa dura três meses (de fevereiro a abril) e chove cerca de 80% do total anual. Os anos com anomalias negativas, nos totais de chuvas observados, foram maiores que os positivos. O Índice de Anomalia de Chuvas mostrou-se eficaz para monitorar a seca meteorológica, classificando-o as diferentes tipologias de seca e/ou a variabilidade do regime pluvial. Conclui-se que a captação de água de chuva é uma alternativa viável para o abastecimento de água nas escolas públicas de Pedra Lavrada-PB, embora estabelecer o regime pluvial local seja a condição sine qua non para dimensionar o potencial de captação da água da chuva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Hermes Alves de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos hídricos pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Cisternas pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.title Regime pluvial e potencial de captação da água da chuva nas escolas públicas de Pedra Lavrada, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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