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Observando o cenário atual, a pesquisa aborda discussões acerca da relação família e escola, na qual pontuamos contribuições voltadas ao desenvolvimento social e cognitivo das crianças na Educação infantil, considerando o período da COVID-19. O objetivo geral é analisar as influências da relação família e escola para o desenvolvimento sociocognitivo da criança na educação infantil no contexto da Covid-19. Nos objetivos específicos, buscou-se identificar os aspectos da participação familiar para o desenvolvimento social e cognitivo da criança; discutir a importância que a família exerce na formação do sujeito para o desenvolvimento de suas dimensões e descrever os impactos da relação família e escola na atualidade e suas transformações no cenário da pandemia da COVID-19. A metodologia se configura como uma pesquisa qualitativa em educação, revisão de literatura, pesquisa de campo com aplicação de um questionário semiestruturado para as professoras e uma entrevista aberta com os pais, mães ou responsáveis por alunos da Educação Infantil. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Ensino Infantil na cidade de Dona Inês/PB. Nosso aporte teórico conta com os estudos de: Ariès (2016), Angelotto et al (2015), Freitas (2003), Gatti (2020), Perez (2019), Szymanski (1997), Santos e Tonisso (2014), Souza, (2009), Oliveira e Araújo (2010), Parolin (2010), entre outros(as) que contribuem significativamente para esta discussão. Os resultados da pesquisa identificaram a importância da relação família e escola para o desenvolvimento da criança, como também mostraram as contribuições do ato de educar entre essas duas esferas educativas, em que ambas caminham juntas em função de um objetivo comum: o ensino e a aprendizagem da criança na educação infantil. Deste modo, as concepções das professoras e mães participantes da pesquisa, mostram que o diálogo efetivo entre as instituições deve ultrapassar os muros escolares. |
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