Resumo:
No início do ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o novo
cenário mundial como pandêmico, em decorrência da doença causada pelo novo
Coronavírus (SARS-COV-2), exigindo medidas de isolamento social, em decorrência
de seu alto poder de contágio. Esse fato provocou mudanças significativas nas
relações entre os indivíduos, nos processos de trabalho e ensino. Nesse contexto,
este estudo tem como objetivo entender a distinção entre Ensino Remoto e Educação
a Distância durante o período da pandemia da covid 19 no Brasil. Para tanto, nos
ancoramos em estudos de Gusso et al (2020), Alves (2020), Guerreiro (2011), Santos
et al (2021), dentre outros. O percurso metodológico foi traçado, recorrendo-se à
pesquisa bibliográfica. Portanto, utiliza-se de uma abordagem descritiva e qualitativa.
Os resultados evidenciaram que as aulas do ensino remoto na área de Língua
Portuguesa foram, em parte, satisfatórias, haja vista os resultados encontrados na
busca bibliográfica sistemática sobre a nova forma de ensino a que os alunos estão
submetidos, entretanto, eles enfatizaram que há a necessidade de que os professores
procurem metodologias de ensino diferenciadas e mais dinâmicas a fim de tornar os
momentos síncronos e assíncronos das aulas remotas um pouco mais interessantes.
Descrição:
LOPES, M. da S. I. Uma pesquisa bibliográfica sobre a distinção entre ensino remoto e educação a distância em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.