Resumo:
O estudo trata-se de uma pesquisa realizada sobre os processos avaliativos nos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental e no ensino remoto no período da pandemia da Covid-19. Dispondo
como objetivo geral: compreender as diversas formas da avaliação associadas à classificação
e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem escolar. Estabelecemos como
objetivos específicos: discutir os processos avaliativos no âmbito das práticas escolares nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar as metodologias utilizadas pelos (as)
professores (as) para avaliar os (as) alunos (as) no processo das aulas remotas. O estudo é
resultado de uma pesquisa qualitativa em educação, realizada através de um questionário
estruturado no Google Forms, com cinco professores (as) de escolas municipais da cidade de
Dona Inês/PB, que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No aporte Teórico usouse,
dentre outras obras, as de (HOFFMANN, 2009, 2010, 2011), (LUCKESI, 2010),
(LIBÂNEO, 2006), VASCONCELLOS (2007), (PERRENOUD, 1999), que dissertam sobre a
avaliação escolar, avaliação da aprendizagem escolar, métodos, desafios e o processo
avaliativo no ensino remoto, que foram fundamentais para a compreensão da temática. Para a
análise de dados aplicou-se a análise do discurso (BAKHTIN, 1988), que consiste em analisar
o uso da fala com suas interpretações e contribuições para o estudo. Concluiu-se que são
vários os desafios encontrados na prática pedagógica dos (as) docentes ao utilizarem a
avaliação como forma de obter a noção da aprendizagem dos (as) alunos (as), que interfere na
escolha dos métodos, visto que a avaliação classificatória ainda é visada nos espaços como
uma forma de avaliar continuamente e, por esse viés, o mau uso pode acarretar vários
problemas aos alunos (as) dificultando ainda mais o aprender. Com a pandemia da Covid-19,
o ensino remoto veio proporcionar mais lacunas sobre métodos e tipos avaliativos que
alcancem os objetivos propostos, e enfatizar ainda mais as desigualdades sociais e o acesso às
aulas, e, por conseguinte a realização de avaliações que demonstrem o aprendizado adquirido.
Com isso, a formação dos (as) docentes, relativa à avaliação, necessita que eles(as) estejam
em constante preparação para que consigam buscar adequar a avaliação aos novos desafios e
ao seu público-alvo, seja por aulas presenciais ou remotas, pois é muito importante em sua
prática almejar uma aprendizagem significativa e formativa.
Descrição:
NASCIMENTO, M. M. L. do. Avaliação nos anos iniciais do Ensino fundamental: desafios e possibilidades. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.