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Este trabalho objetiva analisar a importância do lúdico no contexto do ensino remoto, através das atividades desenvolvidas no Programa da Residência Pedagógica-Subprojeto de Pedagogia/Campus III - UEPB (2020-2021). A sociedade brasileira, assim como o sistema educacional brasileiro necessitou, no período da pandemia do Covid-19, de mudanças diversas, dentre as quais se destaca a adoção de ferramentas que favoreçam o ensino e aprendizagem dos discentes. Nesse sentido, é imprescindível a construção de políticas públicas que ofereçam melhores condições de trabalho aos professores e uma estrutura escolar adequada às necessidades dos discentes. Para tanto, a partir de leituras teóricas de autores(as) como: Matos (2013), Gil (2008), Spodek e Saracho (1998), Chaves (2013), Barros (2009), entre outros e dos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, mediatizada pelo estudo bibliográfico e pela pesquisa participante, estruturamos metodologicamente essa pesquisa. O estudo evidenciou as dificuldades encontradas, assim como, a importância do lúdico durante esse processo. Apresentando reflexões sobre o ensino remoto no contexto pandêmico vivenciado nesse período, enquanto bolsista do Programa da Residência. Os resultados apontaram para a importância da brincadeira e do lúdico na aprendizagem efetiva dos educandos, tanto nas atividades remotas, presenciais e/ou híbridas, favorecendo, assim, o desenvolvimento dos discentes. |
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