Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de uma proposta pedagógica de ensino de História Local por meio de uma abordagem teatral para os anos finais do fundamental II, projeto este que deverá ser realizado na turma do 9º ano da Escola Professora Edilene Rodrigues, situada na cidade de Boqueirão, tendo em vista a necessidade de readaptar as aulas do ensino de história para que os alunos participem ativamente do projeto e compreendam a importância de observar de “olhar” para a história da sua cidade. Portanto, o projeto foi elaborado a partir de metodologias ativas que conduzem os alunos a atuarem como protagonistas durante a aula, produzindo e fazendo história. Enquanto embasamento teórico, dialoga-se com Melo (2015), Souza (2016), Siqueira (2013), Amaral (2004), entre tantos outros que fundamentaram de forma significativa os caminhos para uma melhor compreensão a respeito de novas técnicas que podem ser aplicadas no ensino de História Local. Por fim, como resultado, apresenta-se a proposta pedagógica para o Ensino de História Local por meio do Teatro das Sombras em todas as suas fases.
Descrição:
PEREIRA, D. C. Ensino de história local: uma proposta teatral para o fundamental II. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.