Resumo:
Este artigo é fruto das preocupações a respeito da inclusão tecnológica nas escolas,
tendo em vista as dificuldades existentes nas mesmas. Objetiva verificar a
percepção dos professores de geografia da Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Profa. Obdúlia Dantas, localizada no município de Catolé do Rocha-PB,
sobre a utilização das novas tecnologias, mais especificamente o blog, enquanto
instrumento didático-pedagógico no ensino dessa disciplina. Realizou-se uma
pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva, que possibilitou identificar e descrever
elementos necessários para transmissão e assimilação ativa de conhecimentos
tecnológicos, cujos resultados se mostram incipientes, haja vista a negação dos
educadores em participarem da pesquisa. Apropriamo-nos da tecnologia,
incorporando-a em nosso dia a dia e utilizando-a efetivamente na concretização dos
objetivos educacionais, pois a ascensão tecnológica modifica algumas dimensões da
inter-relação com a realidade, preparando-nos para a utilização significativa desse
recurso que em muito contribui para a solução de problemas, auxiliando também às
propostas pedagógicas disponibilizadas no computador, na Internet e nos blogs. A
criação de painéis, textos escritos, desenhos e apresentações multimídia são outras
formas de registro e divulgação de trabalhos desenvolvidos através desse aparato
tecnológico. A multiplicidade de meios que podem ser utilizados na sala de aula
estimula o desenvolvimento do domínio de diferentes linguagens. Para isso,
devemos conhecer as características específicas dos blogs na Internet, que
permitem não só divulgar a produção dos educandos - tornando-a acessível a todos
e em qualquer lugar do mundo – como também possibilita a interatividade e a troca
de experiências, mais do que qualquer outro meio de comunicação.
Descrição:
NÓBREGA, Lenoisa Maria Muniz Figueiredo. O blog como recurso didático no ensino da geografia. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.