UEPB - Repositório Digital

O blog como recurso didático no ensino da geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nóbrega, Lenoisa Maria Muniz Figueiredo
dc.date.accessioned 2013-12-03T19:10:55Z
dc.date.available 2013-12-03T19:10:55Z
dc.date.issued 2013-12-03
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2612
dc.description NÓBREGA, Lenoisa Maria Muniz Figueiredo. O blog como recurso didático no ensino da geografia. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é fruto das preocupações a respeito da inclusão tecnológica nas escolas, tendo em vista as dificuldades existentes nas mesmas. Objetiva verificar a percepção dos professores de geografia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa. Obdúlia Dantas, localizada no município de Catolé do Rocha-PB, sobre a utilização das novas tecnologias, mais especificamente o blog, enquanto instrumento didático-pedagógico no ensino dessa disciplina. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva, que possibilitou identificar e descrever elementos necessários para transmissão e assimilação ativa de conhecimentos tecnológicos, cujos resultados se mostram incipientes, haja vista a negação dos educadores em participarem da pesquisa. Apropriamo-nos da tecnologia, incorporando-a em nosso dia a dia e utilizando-a efetivamente na concretização dos objetivos educacionais, pois a ascensão tecnológica modifica algumas dimensões da inter-relação com a realidade, preparando-nos para a utilização significativa desse recurso que em muito contribui para a solução de problemas, auxiliando também às propostas pedagógicas disponibilizadas no computador, na Internet e nos blogs. A criação de painéis, textos escritos, desenhos e apresentações multimídia são outras formas de registro e divulgação de trabalhos desenvolvidos através desse aparato tecnológico. A multiplicidade de meios que podem ser utilizados na sala de aula estimula o desenvolvimento do domínio de diferentes linguagens. Para isso, devemos conhecer as características específicas dos blogs na Internet, que permitem não só divulgar a produção dos educandos - tornando-a acessível a todos e em qualquer lugar do mundo – como também possibilita a interatividade e a troca de experiências, mais do que qualquer outro meio de comunicação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Vieira Dutra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia – Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação pt_BR
dc.title O blog como recurso didático no ensino da geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta