UEPB - Repositório Digital

Metodologias ativas e letramento digital na geografia escolar: uma proposta de mediação nos estudos do meio ambiente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Ariana Rafaela Cavalcanti
dc.date.accessioned 2022-03-26T20:11:38Z
dc.date.available 2022-03-26T20:11:38Z
dc.date.issued 2021-08-30
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26121
dc.description LIMA, A. R. C. Metodologias ativas e letramento digital na geografia escolar: uma proposta de mediação nos estudos do meio ambiente. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract As temáticas que dialogam com o Meio Ambiente propõem discussões caras e intrínsecas à Geografia. Dada a relevância e a urgência em se trabalhar tais conteúdos e, do mesmo modo, associando ao avanço e à oferta dos aparatos tecnológicos, este estudo prima pelo uso de metodologias ativas, oportunizando o protagonismo discente e dispondo de recursos para uma mediação na perspectiva do letramento digital. Desse modo, propusemo-nos a desenvolver uma Sequência Didática – SD na perspectiva das metodologias ativas e do letramento digital na abordagem do Meio Ambiente para estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Sumé, Paraíba. Para tanto, aportamo-nos, dentre outros, em conceitos como metodologias ativas, letramento digital, SD, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os caminhos metodológicos desse estudo são ancorados nos princípios da pesquisa aplicada, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário ao universo de seis de um total de sete docentes. A partir das investigações, foi possível elaborar uma SD contemplando recursos diversos e passíveis de ser acessados de forma gratuita na Internet. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jonas Marques da Penha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Métodos ativos pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title Metodologias ativas e letramento digital na geografia escolar: uma proposta de mediação nos estudos do meio ambiente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta