Resumo:
O presente trabalho pelo qual desenvolvemos, será direcionado aos estudantes da 6ª Série da Rede Básica do Ensino Fundamental II relacionado a prática do ensino de História Local tendo como objetivo geral, um estudo voltado a Educação Patrimonial sobre a preservação de alguns dos importantes lugares de memória existente em torno do município de Campina Grande-PB que será trabalhado pelo o docente dentro e fora da sala de aula. Para que o devido trabalho fosse desenvolvido, consultamos alguns sites e trabalhos bibliográficos como artigos científicos de diversos intelectuais que discutem a questão de Ensino de História Local e Educação Patrimonial voltado para o Ensino Fundamental II. Sobre os lugares de memória, os referenciais teóricos utilizado por nós que contribuíram para o enriquecimento do nosso trabalho foram Pierre Nora (1993), Pollak (1992) e Le Goff (2003). Utilizamos também para fins da pesquisa, as contribuições das orientações dos PCNs de 1997 e 1998 mais a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribuindo dessa forma para a formação cidadã dos discentes tendo o professor de História o facilitador de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SILVA, H. O. Ensino de história local e educação patrimonial: preservação dos lugares de memória do município de Campina Grande - PB. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.