Resumo:
O texto apresenta reflexões a respeito da inclusão de portadores de necessidades especiais
(PNE) em salas de aulas regulares, observando aspectos legais através de artigos da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Constituição Federal do Brasil. Ressalta a
importância da parceria família e escola e do envolvimento de todos os membros da escola,
além de referir-se às mudanças necessárias para uma efetiva inclusão e sua subjetividade. O
processo de inclusão no espaço mundial, no espaço brasileiro e suas políticas públicas. Todas
as considerações foram possíveis devido às pesquisas bibliográficas em meio eletrônico, por
meio das quais se chegou à conclusão de que a inclusão do PNE somente obterá resultados
satisfatórios, se houver compromisso de todos, principalmente do Governo, através de
políticas públicas, assim como do comprometimento dos profissionais da educação e da
família do PNE.
Descrição:
LEITE FILHO, Lourival Lacerda. O desafio da inclusão escolar: uma revisão
de literatura. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.