UEPB - Repositório Digital

Desafios e possibilidades para a realização do estágio supervisionado docente de forma remota: um estudo realizado no curso de licenciatura plena em geografia, modalidade EAD, da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Damião de Maria
dc.date.accessioned 2022-03-31T22:23:29Z
dc.date.available 2022-03-31T22:23:29Z
dc.date.issued 2021-12-09
dc.identifier.other CCD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26185
dc.description NUNES, Damião de Maria. Desafios e possibilidades para a realização do estágio supervisionado docente de forma remota: um estudo realizado no curso de licenciatura plena em geografia, modalidade EAD, da UEPB. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande , 2022. pt_BR
dc.description.abstract A formação do professor na academia é uma trajetória marcada por momentos de estudos teóricos e vivências práticas, e junto a eles se somam expectativas diversas nutridas pelos licenciandos que carregam consigo muitos questionamentos acerca da construção e efetivação da prática docente. Durante a licenciatura é comum os estágios supervisionados serem aguardados com ansiedade pelos estudantes, que veem nestes a oportunidade para vivenciarem a realidade escolar com mais proximidade na condição de professor em formação. Nem sempre o estágio é da forma como idealiza o licenciando, pois estes componentes práticos são também marcados pela exposição a muitos desafios, comuns no contexto da educação escolar, principalmente pertencente à rede pública. Se em um cenário tido como “normal” ir à escola como estagiário já desperta expectativas e por vezes tensões entre os alunos das licenciaturas, vivenciar estas experiências em um contexto de pandemia e de ensino remoto como o que temos visto desde o ano de 2020, torna tudo ainda mais desafiador. Foi pensando em refletir melhor sobre essa questão que no presente trabalho buscamos compreender os desafios encontrados e as possibilidades criadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade a distância, da Universidade Estadual da Paraíba, na realização do estágio docente remoto durante o período de pandemia. Com esta pretensão, consideramos o que foi experenciado no Componente Curricular Estágio Supervisionado III, ofertado durante o período acadêmico 2021.1, e sobretudo o que foi constatado através de pesquisa realizada com os discentes matriculados no respectivo componente. A pesquisa é qualitativa, visto que foi essa a perspectiva utilizada para fazer a leitura da realidade investigada. Fizemos também pesquisa bibliográfica e para coletar as informação junto aos licenciandos, pesquisa de campo viabilizada através de questionários. Os resultados mostram que os licenciandos, no contexto do estágio remoto, sentem falta da interação das aulas presenciais e das experiências que essa interação geralmente permite. Mas também identificam como aspecto positivo a oportunidade de vivenciar o cenário específico do ensino remoto de perto e puder exercitar formas de construir sua prática tendo em vista as demandas postas pelo uso das tecnologias digitais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Estágio remoto pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Desafios e possibilidades para a realização do estágio supervisionado docente de forma remota: um estudo realizado no curso de licenciatura plena em geografia, modalidade EAD, da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta