Resumo:
A formação do professor na academia é uma trajetória marcada por momentos de
estudos teóricos e vivências práticas, e junto a eles se somam expectativas diversas
nutridas pelos licenciandos que carregam consigo muitos questionamentos acerca
da construção e efetivação da prática docente. Durante a licenciatura é comum os
estágios supervisionados serem aguardados com ansiedade pelos estudantes, que
veem nestes a oportunidade para vivenciarem a realidade escolar com mais
proximidade na condição de professor em formação. Nem sempre o estágio é da
forma como idealiza o licenciando, pois estes componentes práticos são também
marcados pela exposição a muitos desafios, comuns no contexto da educação
escolar, principalmente pertencente à rede pública. Se em um cenário tido como
“normal” ir à escola como estagiário já desperta expectativas e por vezes tensões
entre os alunos das licenciaturas, vivenciar estas experiências em um contexto de
pandemia e de ensino remoto como o que temos visto desde o ano de 2020, torna
tudo ainda mais desafiador. Foi pensando em refletir melhor sobre essa questão que
no presente trabalho buscamos compreender os desafios encontrados e as
possibilidades criadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura Plena em
Geografia, modalidade a distância, da Universidade Estadual da Paraíba, na
realização do estágio docente remoto durante o período de pandemia. Com esta
pretensão, consideramos o que foi experenciado no Componente Curricular Estágio
Supervisionado III, ofertado durante o período acadêmico 2021.1, e sobretudo o que
foi constatado através de pesquisa realizada com os discentes matriculados no
respectivo componente. A pesquisa é qualitativa, visto que foi essa a perspectiva
utilizada para fazer a leitura da realidade investigada. Fizemos também pesquisa
bibliográfica e para coletar as informação junto aos licenciandos, pesquisa de campo
viabilizada através de questionários. Os resultados mostram que os licenciandos, no
contexto do estágio remoto, sentem falta da interação das aulas presenciais e das
experiências que essa interação geralmente permite. Mas também identificam como
aspecto positivo a oportunidade de vivenciar o cenário específico do ensino remoto
de perto e puder exercitar formas de construir sua prática tendo em vista as
demandas postas pelo uso das tecnologias digitais.
Descrição:
NUNES, Damião de Maria. Desafios e possibilidades para a realização do estágio supervisionado docente de forma remota: um estudo realizado no curso de licenciatura plena em geografia, modalidade EAD, da UEPB. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande , 2022.