Resumo:
O presente trabalho se baseia em pesquisas feitas em obras de autores renomados, com a utilização de livros, artigos e projetos voltados para o ensino de Língua Portuguesa e gamificação. Foram feitas, como complemento, pesquisas em jornais e artigos online e a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parte deste trabalho também está voltado para as diretrizes da BNCC, apresentando um pouco da sua história e origem até os dias atuais, dissertando sobre sua transformação através dos anos e demonstrando como esse documento também é base para o ensino remoto. Também são abordadas estratégias para o ensino de Língua Portuguesa, tendo como base a leitura, oralidade e escrita. É, por fim, apresentada uma metodologia coreana para a utilização da gamificação em sala de aula de modo a conseguir eficácia nesse novo método de aprendizagem. Este trabalho teve como base para sua fundamentação estudos de Almeida (2012), Antunes (2003), Batista (2013), Dickmann (2021), Kall Kapp (2012), Piaget (1982) e Soares (2015).
Descrição:
CARDOSO, Alan Gomes. O ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado: relato de experiência. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba. Catolé do Rocha, 2022.